83ª edição conto/história do Bloinquês
Tema: Encontrei um bilhete no meio do livro que dizia (...)
(((o)))o(((o)))o(((o)))
Era dia de arrumação na casa ...
Havia acordado naqueles dias onde nada podia ver fora do lugar e nem pensar m sujeiras ou coisas amontoadas.
Fui para a estante de livros, pois lá era o primeiro lugar que me "chamava"...
Tirei os livros do marido e comecei a tirar o pó, de cada um, com paciência e tranquilidade.
Agora, chegara na parte dos meus e ali ainda estavam, os livros de Direito. Um deles chamou minha atenção.
Era o Manual de Petições .
Comecei a folhear e de imediato, lhe veio à mente tantas vezes que o tinha utilizado.
De repente,encontrei um bilhete no meio do livro que dizia :
" Fazer salgadinhos para a escolinha.
Festinha será dia 9 de outubro.
17 crianças: 10 meninos, 7 meninas.
Fazer lembrancinhas...
Não esquecer as gelatinas em copinhos.
Fazer os negrinhos e branquinhos!
Fazer torta de bolachas
- Comprar os enfeites e velinhas!
350,00
- 187,00
________
163,00
Era um papel bem amarelado. Um bilhete que escrevera de lembrete para si mesma.
Olhou para aquilo e sentou-se.
Não pode deixar de lembrar daquele tempo em que se virava para dar conta de tudo, fazer as festinhas das crianças e tudo bem caseirinho. Fazia até as lembrancinhas para cada convidado, tudo com criatividade e com o mínimo gasto possível.
Olhou para aquela continha e pensou:
-Garanto que era apenas a quantia que dispunha e havia feito as contas do que precisaria gastar nos comes e bebes que prepararia.
Ficou ali a viajar no tempo...
Pensou que, apesar dos tempos de vacas magras, criou os filhos com todo carinho, sempre tiveram tudo simples, mas tiveram... E como se divertiam...
Ah! Como era lindo!
E hoje, vê que os convites das festas que os netos recebem, cada um é mais pomposo do que o outro, tudo hiper-mega bombástico ...São produções em demasia, nem parecem coisas de crianças!
Fecha o livro, deixa o bilhete ali dentro e sai da peça.
A vontade de limpar havia ficado para trás .Agora a vontade havia mudado. Queria escrever...
Sabia que tudo por lá ficaria esperando, como o tal bilhete encontrado, ficou ali por tanto tempo...
E assim, sorriu pra si mesma e passou a teclar...
* Imagem daqui
oi chica
ResponderExcluirsabe que isso já me aconteceu, de encontrar um bilhetinho dentro de um livro, e ficar ali lembrando de coisa passadas a tantos anos atras.
esses bilhetinhos , são fragmentos das nossas vivas passadas, que nos fazem sorrir no presente!!
bom domingo!!
baci
Que lindo Chica, lembranças registradas, como nos ajudam a viver e valorizar esses momentos, adorei, querida, um ótimo domingo para vc.
ResponderExcluirChica,
ResponderExcluirA sabedoria e a beleza se encontram nas coisas mais simples e nesse relato você nos demonstra ambas.Lembranças amareladas,mas jamais apagadas,belo mesmo!
Chica
ResponderExcluirMuitas vezes nestas "faxinas", encontramos coisas que nos faz voltar ao tempo. Ontem eu e meu marido fomos organizar as fotos, também é uma viagem ao tempo, ainda bem que só fotografamos e registramos bons momentos e estes são ótimos e divertidos para se recordar. Vimos muitas fotos de aniversários dos filhos que eu também fazia todos os preparativos. Olhando, fiquei pensando: Como dava conta!...
Como dávamos conta, né Chica? Acho que por amor e necessidade.
Beijos e um ótimo domingo
CHICA ME FAZ CHORAR E PENSAR QUE NÓS MÃES SOMOS TODAS IGUAIS E TEMOS OS MESMOS SENTIMENTOS SABE?
ResponderExcluirGUARDO ATE HOJE, EM UMA CAIXA OS BILHETINHOS QUE MEUS FILHOS, FAZIAM PARA MIM DE DIA DAS MÃES NA ESCOLA.AS VEZES PEGO A CAIXA E CHORO TANTO..SABE EU TAMBEM FAZIA TUDO NAS FESTINHAS DOS MEUS FILHOS E POR DIVERSAS VEZES LEVEI PARA COMEMORAR NA ESCOLA. LEMBRA DOS REFRIGERANTES CAÇULINHAS?
NOSSA ME FEZ VOLTAR AOS TEMPOS QUE MAIS FUI FELIZ,MEUS FILHOS PEQUENOS, UM MES ANTES DOS ANIVERSÁRIOS EU ESTAVA JA ME PROGRAMANDO GOSTAVA DE FAZER TUDO..MENOS O BOLO QUE NUNCA FUI JEITOSA COM O BOLO SRSR.ELES SE DIVERTIAM TANTO E EU TAMBEM
CHICA HOJE AS COISAS SÃO MAIS MODERNAS NÃO É? SEI QUE AS PESSOAS SÃO FELIZES HOJE COM ESTA MODERNIDADE MAS, ANTES COM MUITO MENOS TAMBEM ERAMOS FELIZES.
AINDA ONTEM SAINDO DE UMA PADARIA VI UMA MÃE ENTRAR COM SEUS DOIS FILHOS ELES ESCOLHENDO OS DOCES MENINO E MENINA SEGURANDO A MÃO DA MÃE SABE SAÍ DE LA EM PRANTOS SEGUREI ATE PAGAR A CONTA E ENTREI NO CARRO ME DEBULHEI EM LAGRIMAS COMO SINTO FALTA DELES E DELES CRIANÇAS ONDE EU ME DESDOBRAVA EM 1000 MAS A CADA DIA A FELICIDADE DOBRAVA TAMBEM.
QUE VENHAM OS NETOS NÉ?
PARA ABRANDAR UM POUCO ESSE BURACO QUE ELES DEIXARAM
LINDO CHICA E COMO SEMPRE OLHOS MAREJADOS ..
DE MÃE PRA MÃE
OTILIA
BEIJOS QUERIDA BOM DOMINGO
Chica, é bom encontrar bilhetinhos antigos, com eles sempre veem as boas recordações. Ótimo!
ResponderExcluirBeijos e bom domingo!
acho formidavel encontrar assim sem querer, bilheteinhos, cartoes postais de anos atràs, dentro de livros, reviver, coisas lindas, é lindisssssimo!!!!!
ResponderExcluirO bilhetinho levo uvocê de volta a um passado mágico. Muito legal! Abração,Chica.
ResponderExcluirChica, quando eu te leio parece que tou vendo a situação acontecer, eu "viajo" mesmooo. Bjo amiga querida!
ResponderExcluirChica
ResponderExcluirLindo!!!
Sabes amiga todos os anos quando vou de férias guardo sempre algo dos locais onde passo e coloco datas, tenho imensas bases para colocar copos, cá nos quartos dos hoteis existe sempre cartas e envelopes dos hoteis eu trago sempre com um poema escrito, tenho imensas coisinhas deste tipo guardadas num baú pequeno próprio para essas cisinhas que muito significado têm para mim.
beijinho
Uma belíssima história, há de facto bilhetinhos que guardamos em livros e que, depois, nos fazem pensar! E quanto aos convites, o mais simples é sempre o do melhor aniversário! Bjs
ResponderExcluirOi,Chica!Nossa como um pedaço de papel pode nos remeter a tantas lembranças por isso eu adoro diários, as vezes releendos me remeto a tempos passados.Pois é hoje tudo é omposo demais e perde até a graça as coisas mais simples ainda são as melhores.
ResponderExcluirBeijosss
Querida Chica quando encontramos coisas assim nos dá saudades... apareça nos meus blogs, conheça e me diga sua opinião...beijos
ResponderExcluirNossa, Chica, quantas lembranças você me trouxe!!!
ResponderExcluirRealmente, eram festinhas simples, mas eram feitas com todo o amor do mundo.
Minha netinha que mora em SP, foi nesse mes em uma festa infantil, e estava tudo TÃO chic, enfeitado, organizado, e cheio de "nove horas", que ela virou-se para o meu filho e falou: - "Nossa, papai, tá parecendo até casamento!"
E olha que ela não tem nem quatro anos!...rs
É...a vida mudou muito!...Hoje em dia, devem existir pais que se enchem de dívidas, para poder proporcionar ao filho uma festa "à altura".
Vá entender!!!...:(
Beijão pra você, Joaninha ruivinha, tenha uma linda e feliz semana.
Cid@
Uma bela lembrança neste belo exercicio.Os livros eram parte da pessoa, e elas sempre o tinha por perto e ali se guardava dinheiro(que as vezes perdiam o valor),bilhetes e até petalas de flores.Aqui um bilhete faz revolver toda historia de vida.Muito lindo Chica.Gostei de sua bela idéia.
ResponderExcluirMeu abraço admirando.
Nooossa, quanta verdade neste lindo texto,Chica
ResponderExcluirQue saudades daquele tempo...
Mas agora tudo está mudado.
E temos que nos adaptar para não
"PAGAR MICO"...rsrs
Beijinhos de
Verena e Bichinhos
Chica,como sao doces essas lembranças de quando os filhos são pequenos e fazíamos festinhas...aquela coisa de tias ajudarem a enrolar docinhos,coisa que hoje em dia nao existe mais!Ficou maravilhosa e comovente sua participação!Bjs,
ResponderExcluirChica
ResponderExcluirHoje o computador está de bem comigo!
Sabe que eu adoro deixar bilhetes, mas depois que vi na casa de minha tia avó que morreu com 101 anos um monte de cartas e todos rindo dela.
E meu irmão adorou e trouxe pra minha casa.E eu fiz um album Ou melhor dois albuns.
Os meus bilhetes eu joguei tudo fora. Quase tudo. Ainda deixei alguns lá em casa.
com carinho Monica
Realmente, hoje os pais veem as festas como se fossem competições. Fazem o possível e o impossível só para que a festa do filho seja melhor do que a festa que a Maria, a Josefa, a Grosgolina, a Ximbaulina e a Hermengarda fizeram para os filhos delas. Rsrs. Ótima participação amiga.
ResponderExcluirAbraços e ótima semana pra ti e para os teus.
Furtado.
Olá Chica! É tão bom encontrar esses bilhetes, no meio dos livros...eu também tenho essa mania, guardo bilhetes, sublinho com lápis as partes que mais me interessam e guardo flores naturais...é tão bom!
ResponderExcluirAbraços, Sueli.
Sds Chica, das festinhas dos filhos.
ResponderExcluirA preparação era caseira, e sempre nos domingos a tarde, primos tias, dindos e avós...apenas alguns amigos mais chegados, como era bom!
sábado fui em uma festinha de 2 aninhos da neta de amigos, muito cerimonial, muita pompa e a noite. A pobre criança estava agitada, foi a que menos aproveitou a festa, convidados mils, a pilha de presentes se acumulava quase até o teto.
sem dúvida uma festa linda...tempos modernos, hoje o tempo corre, as crianças tem pressa, e minhas lembranças se afloram meio a tudo isso!!!
Bom qdo achamos um bilhetinho que nos remetem a um passado não tão distante!
abraços!!!
o que vivemos está registrado em algum lugar, na mente, nas lembranças guardadas na gaveta e quando reencontramos traz um misto de saudade e alegria!
ResponderExcluirbj de um doce setembro pra ti!
Chica,
ResponderExcluirQue texto espetacular! Nossa, que lindo registro.
Um dia, alguém o encontrará novamente, e lembrará de outra história de vida.
E parece que a vida era melhor. Com tão pouco, se fazia a alegria da criançada.
Até a vida dela mudou, e muito. Agora, já não vai mais deixar um bilhete, mas um arquivo em algum computador.
Tenha um lindo dia. Beijos
Memórias, muito bom tê-las, não Chica? Que bom poder sentir isso, parar e sentir...ó que coisa boa! Bjo.
ResponderExcluirDe vez em qd sou surpreendida por vontades assim. Me fez viajar no tempo tb. Lindo!
ResponderExcluirBom dia,Chica!!
ResponderExcluirNossa...viajei contigo!As melhores coisas, dependem muito mais do amor que empregamos do que do dinheiro que gastamos! Por isso a simplicidade é tão impostante de ser aprendida! Assim aprendemos a valorizar o que temos de importante!!
Adorei Chica!!!Linda participação!!
Beijos pra ti!! E você, está melhor?
De vez em quando eu tb acho uns bilhetes meus dentro de livros... e la vou eu os colocando numa caixinha especial que tenho so pra isso, rs.
ResponderExcluirbjos
Olá Chica
ResponderExcluirHoje as festas infantis são verdadeiras superproduções, nada é pessoal, tudo industrializado e sem graça. Uma pena.
Bjux
Viajar no tempo... eis o que faço quando leio os seus textos, Chica! :) Boa semana.
ResponderExcluirOii,Chiquinha !!!
ResponderExcluirE não é que é verdade ??? Hoje as festas são tão produzidas,né...acho legal mas prefiro as de antes,bons tempos. Ai ai, oh eu entregando a idade.hehehe
Linda semana prá vcs
Beijinhos
Ana
Chica querida!
ResponderExcluirLindo texto vijei com ele.
Tenho hábito de guardar papeis com anotações dentro de agendas e livros, as vezes encontro-os.
Como é bom relembrar momentos felizes ate então esquecidos. (Identifico tanto com o que escreves)
Você é muito especial para mim.
Abraços! Melhoras... Fique com Deus.
Ai Chica, hoje qcho que é o dia da nostalgia!rs me emocionei com seu texto, tô meio boba hj, não sei pq, mas fui no blog do Francisco (não sei se vc conhece) e tinha um texto tb nostalgico, vcs tão querendo mimatar hj rsrs
ResponderExcluirameiiiii
beijos
Boas recordações e saudade...
ResponderExcluirBjss querida e uma maravilhosa semana!
http://toutlamour.blogspot.com/
Oi amiga, aqui olha, o blog do Francisco, é o texto de hoje q falei 12/09
ResponderExcluirhttp://pensologosurto-francisco.blogspot.com/
beijos
Oi, vim lhe convidar para o concurso lá do blog. Você encontra na pagina especial de um ano.
ResponderExcluiriasmincruz.blogspot.com
NO que fez muito bem guardar o bilhetinho e ir teclar porque ficou lindo e que saudade da na gente destas coisas não é feitas com todo o carinho e amor contando os trocados paraque tudo saia a contento,parabens minha doce joaninha melhoras
ResponderExcluirda gripe e conjuntivite,boa semana com muito mais inspiração bjs marlene
Chica, venho agradecer os votos de feliz aniversário e desejar...
ResponderExcluirBoa semana e ronrons da
Kika
Oi Chica! Passando para agradecer a visita, o comentário, e dizer que a tua visita será sempre um prazer renovado.
ResponderExcluirQuanto ao Havaí, enquanto houver vida, haverá esperanças. Rsrs.
Abraços e ótima noite pra ti e para os teus.
Furtado.
Oi Chica!
ResponderExcluirQue boas recordações!
Quarta-feira vou fazer em casa o niver do netinho, 3 aninhos, só família, nos velhos moldes, tudo simples.
Isto é o que conta mesmo, não?
Depois guardamos tudo no coração.
Beijinhos e ótima semana!
Essa modernidade acaba a beleza .
ResponderExcluirChica minha linda uma semana de paz
beijo,beijo
Oi Chica/Rejane, muito legal esse conto, vez por outra, quando estou nostálgico, gosto de revirar algumas tralhas antigas que ainda guardo, como algumas fotos, cadernos do primário, escritos do meu pai, enfim, fico viajando e me afundando em reminiscências, mas é muito legal, a vida também é assim, viver o presente, se programar e esperar o futuro, mas também reviver o passado.
ResponderExcluirParabéns pelo texto.
Oi de novo! rssssssssss
ResponderExcluirPasseando por entre suas letras fui arremessado em duas direções: a primeira, falando de lembranças, livros, bilhetinhos e outros pedacinhos do passado, resgatou minha certeza de que a melhor parte da saudade é a certeza que fizemos algo que vale a pena lembrar.
A segunda, focada nas estantes, lembrou-me uma passagem emblemática da participação de meu pai na minha formação.
Seguinte: Fui um menino pobre, colégio interno, essas coisas e o pai, ao contrário dos outros, não me dava balas ou figurinhas, mas livros para ler.
Ao final da leitura, uma sabatina. E ai vinha o "pior", se aprovado, deveria doar o livro para a biblioteca da escola.
O coração do menino não entendia e um dia reclamei: Mas, pai, nem os livros que vc me dá ficam comigo? E o "velho", com sua reconhecida sabedoria disparou: filho, cultura e conhecimento se guardam na cabeça, no coração, nas atitudes e não nas prateleiras de uma estante.
Obrigado, Celinho!
Meu carinho,
Anderson Fabiano
LIndo demais Chica.... quase me levou às lágrima.... triste.... mas muito mais lindo!
ResponderExcluir:D
È lindo Chica.
ResponderExcluirBeijos, fica em paz *-*
Chica muito querida,que belas lembranças nos trazem pequenos papéizinhos amarelados...um pedaço
ResponderExcluirimportante de sua vida,o som da festa que ficou lá
longe no passado,os rostinhos das crianças,a alegria,todos estes vestígios em um simples pedaço
de papel.
Tenho aqui,em minha frente,emoldurado por meu filho,um bilhete de minha sogra para meu marido,também amarelado(de 1958)...qualquer dia destes vou fotografá-lo e mostrarei no blog.
São estas lembranças que nos enriquecem a vida.
Linda,tua postagem,amiga Chica.
Bjssssss carinhosos,
Leninha
Chica vc me fez lembrar das festas que eu mesma fazia para os meninos, o blog os doces a gelatina rs,os enfeites da mesa e lembrancinha .Hoje tem td pronto rs! bjs
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirChica, você é capaz de me emocionar sempre. Suas poesias trazem á tonda, tudo aquilo que está bem no fundo de nossa alma. Amo ser amiga de poetisa. Beijos.
ResponderExcluir