sábado, 14 de agosto de 2010

* Com a mão na massa!!!


Na vida as coisas são incrivelmente repetitivas...

Lembro que quando eu passei uma período muito mal de saúde,de repouso, não podia sair de casa e o que inventava? Massas, dá-lhe a fazer massas.

Amassava, esticava, cortava, tudinho.

Fazia uma baita força que nem me era permitida,mas o bicho carpinteiro que tinha dentro de mim, não me deixava ficar em repouso, como os danados do médicos mandavam...

Assim,era uma alegria, e a gringalhada feliz com os pratos.Todos adoravam e o maridão, italiano era o primeiro a rapar o prato.Dava gosto.

Passa o tempo, compramos uma máquina mais moderna, pois a outra era tri pesadona e quase me matava, de tanta força...

Mas, os filhos foram crescendo, casando, saindo, voltando ,nós viajando, moramos fora, depois passamos a comprar a massa pronta. A preguiça bateu...

Hoje, em função de um netinho adorar massa e precisar comer coisas bem caseiras e consistentes (a nossa é, tenho certeza...) resolvemos acionar a fábrica da Chica.

Mas, a danada da mão, já treme, já tá toda baleada, cheia de caroços daqui e de lá, mesmo assim, não perdeu a prática. Porém, o maridão, que tem uma mão maravilhosa (e principalmente bom coração) resolveu me poupar e assumir a função de amassador de massa,rsrs...

Com isso, depois, apenas com o trabalho de passar na máquina e ver sair tudo prontinhos, me vem à memória tantas coisas legais...

Saudades dos tempos da mesa cheia de gente pra comer(ou melhor, devorar) os pratos...

Hoje enchemos uma mesa de massa pronta e dura dias até ser consumida pelo Neno.

Mas que é lindo de ver é.

Vale a pena, ainda que digam que por poucos reais conseguimos comprar massas legais.

Porém, garanto, há um ingrediente que não passa nem perto delas, das compradas. É o amor e carinho, ingredientes básicos pra uma boa refeição e pra tudo na vida.

Assim, agora, reaberta a temporada da fábrica da Chica... enquanto as mãos puderem amassar e as outras puderem cortar e alisar...

Mas principalmente, enquanto houver gente na casa para comer...

Isso é que vale. Só pra dois, não tem graça..

E nunca podemos perder a vontade, o ânimo de fazer coisas,senão, perdemos a graça de viver...aí, certamente, nem em nossa casa haverá alguém ...Ninguém aguenta desânimo e apatia pela vida...

Quem quer um pouco? Aqui ela está secando...Daqui a pouco vai pra água fervente e vira um belo prato, tenho certeza! Servidos?

35 comentários:

  1. Anônimo14/8/10

    Hum..... senti saudades de comer um macarrão feito em casa! Faz tanto tempo! Adorava ajudar minha mãe a fazer o macarrão. Tinhamos uma máquina pequena, pequeniíssima. Mas funcionava.

    bjs
    Adriana

    ResponderExcluir
  2. Olá chica!

    Me deu fome..rsrs. Acho que vou dá um pilinho aí só para comer esse marracão.rsrs

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Que delícia! como é bom a gente viver as coisas simples da vida né?
    Esse seu texto me trouxe um ânimo, pois também ando mais pra lá do que pra cá pra fazer coisas pra comer, tem dias que pego marmita.
    Como vc mesma disse quando não tem bastante gente pra comer a preguicinha bate rsss
    Obrigada por compartilhar com a gente, beijos e um lindo sábado pra você!

    ResponderExcluir
  4. Saudades da minha nona...

    Minha cabeça realmente fica a mil e eu desesperada porque não tenho tempo prá fazer tudo que quero. Acabei de postar mais fotos, cd uma mais linda que a outra.

    beijão e ótimo final de semana!!!

    ResponderExcluir
  5. Também queeeeeeeero! :)

    ResponderExcluir
  6. Realmente, a massa feita em casa tem mais sabor e, além de ser feita com muito amor e carinho, existe um outro ingrediente que faz uma grande diferença, a limpeza.

    Beijos e ótimo final de semana pra ti e para os teus.

    Furtado.

    PS= Recebi teu E-mail e respondi imediatamente. Estou tentando melhorar a velocidade do carregamento. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  7. Chica, que crônica deliciosa...adoro massas!! Que bom que você redescobriu o prazer de "botar a mão na massa" rssssss qualquer dia eu apareço para saborear.

    beijos massudos.

    ResponderExcluir
  8. Nunca comi macarrão feito em casa...esta é a verdade, verdadinha. Nem conheço em Portugal quem faça massa caseira. Só conheço a massa para pastéis, quiches, bolas, coisas assim. Para macarrão desconhecia que se fizesse em casa.
    Provava um pouco e iria gostar.
    O amor e a higiene, são os ingredientes indispensáveis.
    Felicito o cavalheiro amigo e de bom coração que ajuda a sua dama...e um bj. ao netinho.
    Forte abraço
    Mer

    ResponderExcluir
  9. Se não estivesse tão longe com toda certeza iria até aí filar dessa boia carinhosa.
    Mesmo para dois vale a pena, verá que outros aos poucos virão.
    Duro envelhecer amiga, pior não envelhecer, sempre penso isso quando o pensamento ameaça me abater.
    beijos

    ResponderExcluir
  10. O que importa, que isto é apenas um motivo para mostrar o amor que você sentem para com a sua familia...

    Fique com Deus, menina Chica.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  11. Que coisa mais linda, Chica!
    Também adoro cozinhar... E é tão gostoso qdo fazemos isso com amor, né?!
    Essa sua massa caseira tá com uma carinha ótima!
    Mostra foto do prato pronto pra gente, mostra?!


    Bjooookas e ótimo final de semana, querida!

    ResponderExcluir
  12. Chica, fiquei morrendo de fome!kkkkkkk Nada mais gostoso que macarrão fresquinho feito em casa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Me deu água na boca. Nada como uma massa preparada por mãos carinhosas, ela tem um sabor todo especial.Parabéns pelo seu dinamismo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. oi Chica! convocação extraordinária!te convidando para o sorteio lá no blog último dia - te espero
    amiga
    bjs

    ResponderExcluir
  15. Chica,
    Vou ser honesta...eu não curto muito cozinhar, mas faço porque precisamos comer né? Comida de fora nem sempre é boa. Mas uma coisa eu garanto..sou igual a você..quando vou pro fogão coloco ali todo meu amor e carinho para quando os que amo forem comer sintam ai tb o amor que tenho por eles.Procuro fazer o meu melhor..nem sempre sai aquela cooooooisa, mas dá pra comer..rsrsrs. Agora, vou te dizer uma coisa, mesmo que seja pra você e o marido ( que aliás, é uma benção né?) faça de forma a ter graça.. imagina vocês dois lá na cozinha preparando a massa, batendo um papinho, no final sentar a mesa os dois e continuar o papinho...ai é tão bom...aproxima tanto né? O Neno é muito sortudo viu!! ter uma avó assim maravilhosa que prepara junto com o vovô um prato tão delicioso só para ele...é muito amor mesmo viu...Que Deus continue abençoando voces e toda sua familia
    Bjs carinhosos
    Márcia

    ResponderExcluir
  16. Lembrei q a minha mãe sempre fazia massa, acho q nem faz mais.. eu não sei....
    belas as fotos.

    ResponderExcluir
  17. Que deliiiiiiiicia!!!!!!!!! Feito em casa em tão nem se fala, desde que seja por outra pessoa e não eu, claro! Deve dar muito trabalho mesmo, e tem que ter talento, saber a dosagem, essas coisas...

    Chica, levei uma rasteira daquelas lá no Recanto das Letras, um babado e tanto. Saí, claro. Mas vou voltar porque não acho justo pagar uma coisa e não utilizar... fiquei triste, mas me recomponho logo.

    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  18. Massa feita em casa é gostosa por demais. Mas eu nunca fiz, só comi! rsrsrs
    Bjkas!

    ResponderExcluir
  19. Chica assim não vale, lá no recanto tnha maçãs ao vinho e aqui massas caseiras, ai ai que vontade, fez-me lembrar os tempos de mamãe, como era gostoso, e a nona então fazia capeleti, bem pequenino, e todas nós ajudávamos, ah que saudades, que festa que era, amei ler teu texto, aliás sempre me fazem bem, beijos Luconi

    ResponderExcluir
  20. Que coisa gostosa,Chica
    Pena que estamos tão longe...
    Estamos tristes pois não estamos conseguindo abrir o seu Blog:Venha brincar com a Chica?
    Tenham um lindo domingo, apesar do friooo...
    Lambeijos e Ronrons
    Pepi e Xixo

    ResponderExcluir
  21. Anônimo15/8/10

    NO dia que ninguem querer mais comer ai.... Me chama.... como uma bela neta de italiano, eu vou A-D-O-R-A-R.....

    BEijos

    ResponderExcluir
  22. Oi querida!! Foi justamente o que o meu médico recomendou!! Massa caseira feita pela Chica!! Rs, rs, rs, rs.... brincadeirinha!! Mas deu água na boca!!! E os ingredientes secretos... esses em tão... sei não... agora vc vai ter que limpar o seu monitor. Vai ter muita gente babando nele!! Ei esta saliva alí no meio é minha.... Rs, rs, rs, rs... Beijinhos Desculpe a ausência mas a idade está cobrando alguns ajustes.

    ResponderExcluir
  23. Ai, que delícia Chica. Eu sempre prefiro as comidinhas caseiras às semiprontas de supermercado. Agora tudo tem quase pronto (até feijoada,eca!), mas massa caseira assim nunca comi, deve ser mesmo outro nível de degustação. Rsrsrs...

    Coloque mesmo o maridão pra trabalhar, e mãos à obra, ou melhor, na massa!

    Beijos, bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  24. oi Chica! o que é este macarrão - isto me lembra minha mãe - tem briga para cmer este macarrão feito em casa que tem outro gosto!
    obrigado por participar do sorteio e boa sorte
    bjs

    ResponderExcluir
  25. Seu blog está maravilhoso, ótima semaninhaaaaaa, bjsss

    ResponderExcluir
  26. Ôpa., delícia!

    Gostei da idéia da "Fábrica da Chica", bem poderia compartilhar umas receitinhas gostsas, hein amiga...hum... minha massa preferida é "Gnoch" ou "Nhoque"...

    Bom domingo e bom apetite também.
    Jr.

    ResponderExcluir


  27. Mas S.A.
    Da massa!
    Massachuts!
    Massaroca!
    Tijolo e argaMASSA!

    De qualquer jeito é bom!
    Pra alegria da "massa"!

    Tens TELE entrega?

    Beijos e obrigado pela visita.

    Tonho

    ResponderExcluir
  28. Nas coisas simples do dia a dia, você sempre encontra uma linda lição de vida pra passar a todos, Chica. Amei, mais uma vez... beijo e linda semana pra você.

    ResponderExcluir
  29. Oii Chiquinha !!!

    Amiga, pode ir pondo a mesa que eu já estou chegando. hehehe Tô levando um vinho, tá.

    Linda e abençoada semana

    Beijinhos

    Ana

    ResponderExcluir
  30. Boa noite Chica,
    saudades dos tempos da casa cheia e do barulho das gargalhadas e alegria. Tudo passa e quando damos conta, estamos de olhar parado a reviver o passado.
    Acredito piamente que essas massas são bem mais saborosas que as que compramos nos hipermercados.
    Que bom que o netinho aprecia as massas caseiras dos avós.

    Beijinho terno,
    Ana Martins
    Ave Sem Asas

    ResponderExcluir
  31. Hum... que tentação Chica.

    Sou neta de italianos, adoro uma macarronada, pena não saber fazer a massa em casa, é mais gostoso, saudavel e nutritivo.

    Uma boa semana.

    beijooo.

    ResponderExcluir
  32. Mas bah, Chica.
    Massa! Massa! Saiba minha amiga, cresci vendo meu avô, gringo, fazendo massa todos os domingos...Hoje faço para a Gigi, já fiz muita massa no muque, quando é pouca, até gosto de esticar no rolo e cortar a faca. No tempo do dólar barato importei uma da Italia, estica e corta(na manivela, não comprei o motor). Agora a novidade, descobri que a panificado da Verinha, faz massa para macarrão, basta colocar um quilo de farinha, dez ovos, uma colher de azeite e sal...Aperta o botão e pronto, sai massa, depois é só esticar e cortar...

    ResponderExcluir
  33. Que delícia comer massa nesse friozinho! e preparadas com maõs do coração , cheias de carinho fica mesmo mais especiais.
    pena que nao sei faze-las Chica e naõ tenho tanta paciencia pra coainha rsrs
    vou pensar seriamente nessa aí do Dilermartins , que é só apertar o botao rsrs

    beijinhos

    ResponderExcluir
  34. Anônimo17/8/10

    Chica boa noite! Eu gosto de cozinhar quando estou com animo, pois comida como vc disse é para ser feita com amor, quando nao se quer fazer algo, queima, salga etc.

    A tempos quero fazer uma massa de macarão caseira, mais nao tenho a maquina, acho que quando eu animar cortarei as tirinhas com a faca, vou fazer pouca quantidade para nao dar muiiito trabalho.

    gostei do post, um toque de sonho, alegria misturada com melancolia, eu tenho 21 anos mais tenho a sensaçao que antigamente era tudo melhor, eu nunca tinha mexido no computador, mais os dias eram mais alegres, muita gente em casa, festas dos parentes, sei la deve que era alegria de criança, hoje todo mundo se espalha, mesmo tendo um notebook e estar na faculdade, nao compensa os dias de antes, bjs!

    ResponderExcluir
  35. Ai menina, que delícia!

    Eu sou de família italiana, e na casa da minha mãe, a massa era sempre feita em casa.
    Bateu uma saudade!...:)

    Parabens por esse post, ficou maravilhoso.

    Beijo no core

    Cid@

    ResponderExcluir

✿ Coisa boa te ver aqui!beijos,chica ✿