Esse texto faz parte da participação do blog da Jackie: 3ª edição do Onde as Palavras se Sobrepõe. e que para minha alegria, na 2ª edição fui colocada em 1º lugar. Ver Aqui
(((o)))o(((o)))o(((o)))
LIBERDADE
Quando pequena
todos a olhavam
achavam que seria
uma linda moça
seus olhos brilhavam...
Tinha a alegria
sabia brincar,sabia viver...
amigos fazia
por onde andava...
depois foi crescendo
na escola chegou
outras pessoas
pela vida encontrou
pessoas na escola
entre outras tantas,
queriam fazer mal...
chamavam de tudo,
inventavam defeitos
ameaças faziam
silêncio sobre isso exigiam...
Muito ela passou
até que um dia,
sua paciência acabou...
Deixou de lado
o medo guardado.
Falou para o mundo
o que lhe faziam...
Foi ajudada
a escola alertada.
Providências tomadas
sua vida mudada.
Agora sentia
novamente a alegria
foi até festejar
no parque passear.
Olhava sua sombra
nada mais sentia
o medo de outrora
não mais existia!
Era feliz agora
assim devia ser
os provocadores,
a lição haveriam de ter!
Um conselho ela dava
pra todos ouvirem
não calem seus medos,
e ao que não merecem,
não se acostumem!!!
* Olhando essa imagem acima senti a LIBERDADE e logo pensei nessa tragédia que acontece nas escolas,se tornando quase normal em nossa realidade.
Mandamos filhos e netos às escolas e por lá, ficam a mercê de monstros em forma de crianças ou adolescentes e tantas vezes, não tem força pra gritar, tem medo e , por ele, se calam.
Essa da imagem, na minha imaginação, conseguiu se libertar e gritar.
Que todos os nossos alunos e crianças,possam ter a tranquilidade de ir e vir DAS e NAS escolas sem medos, ir às festas,sem ameaças de outros "coleguinhas"ou "amigos"... Chica
Chica
ResponderExcluirAndo a passar maus bocados com a escola da minha filha. Alias, não com a escola em si, com uma mãe que tem problemas mentais e anda a atazanar as pobres crianças.
Cheguei a me emocionar com teu texto.
Beijo grande
Mas um comportamento bom é incentivar as nossas crianças ter espaço para falar os que a afligem...
ResponderExcluirFique com Deus, menina Chica.
Um abraço.
Isso eh mt triste - aqui nos USA eh um dos maiores problemas que eles tem e umas semanas atras, uma menina ate cometeu suicidio devido aos colegas implicarem com ela e constatemente a colocarem pra baixo.
ResponderExcluirOs adolescentes que a instigaram por meses ou anos estao sendo levados a justica, espero que sejam punidos de alguma maneira... Mt triste mesmo!
Bjos
Aprovo meninas e meninos aprenderem o mínimo para se defenderem...existem métodos de auto-defesa. Mas o principal é ensinarmos a amarmo-nos uns aos outros e não fazer ao outro o que não queremos que nos façam...
ResponderExcluirMas...por tudo isto, cometemos um grande erro na educação de nosso filho...não lhe ensinámos que existia o mal...que haviam pessoas capazes de tudo e bem camufladas...que julgamos nos estarem a meter no coração e na volta apunhalam qualquer um pelas costas.
Assim, com uma vida de casal sólida, calma,como exemplo, nunca nosso filho pensou que ao juntar-se com uma companheira a vida tornar-se-ia num inferno.
Foi o que aconteceu...o inferno passou a doença/depressão, derivado ao desgosto da perda da família que supunha ser para sempre.
O que se passa nas escolas, está a tornar-se muito preocupante.
Belo texto, com possiblidade de irmos partilhando as nossas vidas reais.
Bjs. sinceros
Mer
Chica, adorei sua postagem. Muito oportuna a mensagem. Infelizmente, muitos pais aprovam e incentivam a violência para seus filhos, em prejuizo da convivencia com os colegas.
ResponderExcluirUm abração com carinho.
Manoel.
Muito lindo, Chica
ResponderExcluirTenho que aprender a "não calar meus medos"...
Beijinhos mil
Verena
Linda poesia amei!!!
ResponderExcluirQue nossas crianças possam ir a escolar em paz e ter apenas boas lembranças desta época tão linda!
Obrigada pela visita!
bjooo
Mas bah, Chica.
ResponderExcluirMuito criativa, transformar em versos, uma história do cotidiano.
Parabéns.
A primeirz vez que vi um cigarro de maconha foi em uma escola particular. Elas sempre estão lá dentro... Beijos
ResponderExcluirAdorei a foto
A auto-defesa pode ser ensinada de vários modos, de acordo com a compreensão das crianças, e deve ser ensinada para poupá-los de alguma maneira da covardia de adultos.
ResponderExcluirbeijos
Merecido premio, um poema bonito e que fala de algo muito importante nos dias de hoje.
ResponderExcluirbeijos
É preciso estarmos muito atentos as coisas que acontecem com esses pequeninos, não? Dependendo do tipo de educação que recebem em seus lares, podem representar perigo sim a tantas outras crianças... hoje em dia isso já foi até diagnosticado!
ResponderExcluirUm abraço, Chica! E boa sorte de novo na eleição!
Jr.
Chica, um texto mais que oportuno,além de muito criativo como tudo que você nos propõe.Bulismo é realidade viva nas nossas escolas e precisa ser combatido interagindo família-escola e sociedade com medidas protetivas às vitimas e punitivas aos agressores.Quando pequena sofri muito até fazer meus pais perceberem o que estava acontecendo e me transferirem de escola,mas hoje tento desde já com os filhos,embora pequenos, dar confiança e segurança pára que eles não calem e não se intimidem diante de qualquer forma de abuso ou violência.Curiosidade:Na Itália há um nº tipo 0800 onde a criança ou o jovem pode denunciar qualquer tipo de violência em ambiente escolar e as leis da educação sofreram mudanças também a esse respeito.Mas, há muito o que fazer e escrever,divulgar,orientar também pela rede são meios de grande influência e encorajamento nesse bom combate!
ResponderExcluirGrande abraço,Bergilde
*Desde já desejando feliz dia das mães se não pudermos nos comunicar até lá.
Parabéns por tudo, Chica. Você é muito legal. Beijos
ResponderExcluirExcelente idéia mencionar esse assunto tão real em nossas escolas Chica.
ResponderExcluirParabéns pela premiação!
abçs
Adriana
Chica,não tinha visto essa poesia!Que beleza de tema abordou,tão dificil para as crianças e vc colocou com leveza e segurança ao mesmo tempo!Parabéns pelo primeiro lugar!Muito merecido mesmo!Valeu!Temos que proteger nossas crianças desse ataque covarde nas escolas!Bjs,
ResponderExcluirChica
ResponderExcluirHá momentos em que o silêncio fala melhor, mas aqui as palavras devem se sobrepor, com certeza!
Linda poesia/exemplo!
Bjs, minha querida
Dia lindo pra ti!
A liberdade é uma palavra muito forte em sentidos mas pouco valorizada hoje em dia. A liberdade de escolha, a liberdade de expressão damo-la como adquirida sem nunca pensarmos o quanto difícil foi alcança-la e o quanto o é ainda em muitas sociedades. Mas será que as sociedades modernas são verdadeiramente livres? Será que cada um de nós o é realmente? tenho as minhas duvidas. As imposições sociais e as nossas obrigações pessoais impedem-nos de viver em pleno essa liberdade. Depois, a nossa liberdade acaba quando começa a de um outro pelo que junto a ela deve andar sempre o respeito e esse é que falta e muito nos dias de hoje. É no trabalho, é na escola, é na sociedade em geral. Tenhamos força para empregar esta palavra tão importante com civismo e cidadania. Bjs
ResponderExcluirParabéns pela participação, existem muitas crianças perversas, sinto pena de dizer isto mas infelizmente é verdade, talvez a culpa não seja delas mas da formação que levam ou da falta de acompanhamento, enfim é tão triste
ResponderExcluirbeijinhos
Chica, liberdade, liberdade...
ResponderExcluirsem ela, como seríamos? não consigo imaginar viver sem ela.
Merecido o 1º lugar, Chica. Meus parabéns! Fica aqui o seu alerta de forma linda escrita, e que pais e professores fiquem atentos, porque o medo que sentem as crianças, pode ficar escondido por tempos dentro delas... Beijão amiga.
ResponderExcluirOlá amiga! Passando para retribuir a visita e apresentar minhas desculpas pela minha ausência. Infelizmente, motivos alheios à minha vontade me forçaram a isso. É que perdi uma parte viva da minha história, mas a vida continua. Espero mais uma vez, contar com a sua valiosa compreensão.
ResponderExcluirAbraços e fique com DEUS.
Furtado.
Um poema bem elaborado dentro de uma realidade.
ResponderExcluirMeu blog está na semi-final, obrigada amiga.
beijooo.
Muito bom o poema e com um tema bem atual. Belo alerta!!!
ResponderExcluirBjkas!
Oi querida ... Ameiiii seu blog ... essa mensagem foi linda .... nossos filhos são nossos tesouros ..... temos que ficar muito atentos ao Bulismo se a criança não se abrir para o que esta acontecendo ... isso pode traumatiza-la para sempre .....temos que estar em comunicaçao constante com nossas crianças .... saber tudo o q que se passa na escola e assim tbm poder ajuda-la ...... Adorei mesmo o poema !!!! E muito obrigada pela visitinha no meu blog aparece mais vzs viu?! .... ja estou ti seguindo ... bjinhos Franzzinhah
ResponderExcluirUm texto muito oportuno e criativo! adorei.
ResponderExcluirBjs
O booling (não sei se é asim q escreve!) é essas humilhações e torturas psicológicas que acontecem frequentemente na escola, entre aluno e alunos e até professores. Devemos combater esse tipo de coisa! Belo texto
ResponderExcluirbjo
Chica!
ResponderExcluirVoltei pra te informar que, carinhosamente, o Blog Contatos Imediatos oferece um selo de qualidade para o teu blog! Passa lá depois pra saber mais sobre essa história!
Um beijão.
Jr.
Chica maravilhosa a sua participação - como sempre - Já tinha feito um comentário antes e sumiu, caso venha repetido fico feliz está falando em dobro.
ResponderExcluirTenho certeza que estás mais uma vez no pódio.
Beijos
Não só devemos orientar os nossos filhos a se defender e procurar os seus direitos dentro da escola como devemos também alertar a direção das escolas para que fiquem sempre atentos e tomem as devidas providências, embora nem sempre isso funcione, pelo menos onde eu moro. Nas escolas públicas o tratamento de um aluno para outro aluno e de um aluno para um professor é realmente lamentável! Os meus dois filhos estudam em escola particular e embora também tenha muitos defeitos e atitudes que me contrariam como mãe, pelo menos posso exigir os meus direitos e os direitos dos meus filhos.
ResponderExcluirInfelizmente é assim!!
Beijos
Oii, querida !!!
ResponderExcluirParabéns pelo primeiro lugar.
Lamentável essa situação... belíssimo e real o teu texto.
Beijinhos
Ana
Chica, me arrepiou. Vou ficar atenta ao que meus baixinhos me dizem sobre a escola!
ResponderExcluirBeijinhos,
Dani
Chica,
ResponderExcluirAcho que este é o texto mais bonito que já li de você. Me fez chorar. Vou explicar porque.
Tenho um sobrinho de 9 anos que nasceu com orelhas de abano. Minha irmã é bem pobre; o enxoval do filhinho caçula dela foi em parte doado por amigas do meu blog.
Mas estamos lutando para pagar a cirurgia do meu sobrinho mais velho. São quase 3 mil reais. Agora falta 1000. Ele faz acompanhamento com psicóloga há 3 anos, e é muito agressivo. Tudo por causa da crueldade de outras crianças com ele. Ele sofre muito.
Estamos lutando para juntar o dinheiro que falta para que agora que ele completou a idade necessária ele possa ser operado nessas férias próximas.
Já pensei até em pedir ajuda no blog, fazer uma rifa, sei lá, mas desisti pois estamos dando um jeito por aqui. Mas com três filhos fica duro pra minha irmã...
Meu sobrinho precisa descobrir essa liberdade do seu texto...
Morro de pena.
Beijos, minha querida. Desculpe o desabafo.
Querida Chica,
ResponderExcluirEste seu texto está fantástico.
É uma realidade, criamos nossos filhos para enviá-los ao convívio de "monstros" do mundo e não só das escolas.
Temos sentido algo parecido com nossa linda Carmencita, que, por ser muda seletiva é alvo de todo tipo de chacota e incompreensão possíveis e imagináveis, mas o pior... não por parte de coleguinhas sejam crianças ou adolescentes, mas por parte daqueles que deveriam orgulhar-se de ter uma tarefa tão importante, a de educar.. isso mesmo, amiga, por parte de adultos professores, educadores e até mesmo, psicólogos... é doloroso, muito doloroso!
Beijos flores e muitos sorrisos!
Já nada é como dantes era.
ResponderExcluirNem aí,
nem aqui.
Beijoca
Muito tempo que eu não comento aqui. Bom texto. Gostei mesmo.
ResponderExcluirAcho que você poderia mudar o corpo, talvez o tornasse mais forte, melhor.
Grande Beijo
Chica, lindo texto e infelizmente vc tocou numa ferida: os alunos hoje em dia. Aqui tb acontece muito disso e há casos de depressao profunda. Muito triste o ser humano tao jovem , mas com um peso desse.
ResponderExcluirBom fim de semana
Bjao
Lindo, Chica.
ResponderExcluirHá tanta e tanta criança que sofre sem a possibilidade de se expressar e quando o faz nalguns casos há danos irreparáveis.
Parabéns Chica
ResponderExcluirVoce merece !
Liberdade sempre Chica com responsabilidade Precisamos estar mais atentos com nossos pequenos.
Um descuido pode ser fatal, nem sempre conhecemos seus "amiguinhos "
muitos abraços
Oii, amiga !!!
ResponderExcluir♥ "Optar por um filho é decidir em dado momento ter o seu coração caminhando fora do corpo para sempre". ♥
Elizabeth Stone
Um lindo e feliz dia das mães !!!
Beijinhos
Ana
Oi Chica,
ResponderExcluirParabéns pelo primeiro lugar!!
Você disse tudo...
Beijos e Feliz Dia das Mães...
Parabéns pelo primeiro lugar. Obrigada pelas tuas palavras. Este poema mostra uma realidade em que muitas crianças se vêem envolvidos, incluindo os meus filhos, esta semana foi o mais velho (15) que por não ser dado a actos de violência nem agressividade foi por 3 vezes agrdido na escola, e só à 3ª vez contou porque o professor viu-o com a cara ainda vermelha. Muito sofrimento para nós pais. Beijinhos.
ResponderExcluirMerecido primeiro lugar amiga, não só pelo texto,mas, por toda colaboração que dá a blogosfera.Sua atenção,preocupação e dedicação merecem um troféu. Eu não sofri tanto na escola,mas, antes dela.Minhas amigas eram todas branquinhas e eu era bem morena,quase jambo e as mães delas não gostavam que eu brincasse junto.Eu não falava nada porque não entendia. Eram armênios e o preconceito era grande também com quem não era da mesma raça. rs...Bjs e abraços de montão
ResponderExcluirQ. todos nós possamos ir e vir de escolas, igrejas, da casa de amigos, de parentes...em segurança. Q. Deus olhe sempre por nós. Feliz Dia das Mães ! bjs, Mi
ResponderExcluirAdoro quando vejo um poema, um soneto, uma trova, em que a criatividade usa a inspiração e acrescenta fatos, relatos, denúncias...E, assim torna o belo útil, não só à emoção e aos olhos, mas ao cotidiano. Merecidíssimo o prêmio...Parabéns!
ResponderExcluirChica, parece que os pais de hoje deixam de repetir um ensinamento básico que meus pais e muitos pais de outrora nos deram: "Filho, respeite os mais velhos e jamais briguem com ninguém na escola. Você deve ser amigo e nunca humilhar ninguém".
ResponderExcluirCresci com isso gravado em minha cabeça.
Lindo poema.
beijos