quarta-feira, 11 de maio de 2011

✿ 8 ou 80? ✿


Bloinquês :
42ª edição cartas - 8 ou 80 ?

(((o)))o(((o)))o(((o)))


São Paulo, 13 de maio de 2001



Prezada diretora do Colégio Maria das Marias



Venho por meio desta, apresentar sugestões para resolver alguns probleminhas , com relação à minha neta, Fernanda Mossoró, no que se refere às atitudes que tenho observado  no referido colégio.

Meus filhos estudaram nesse mesmo colégio, ainda no Rio de Janeiro e sempre o considerei muito.

Aprenderam muito tanto em educação quanto em matérias e conteúdos escolares. Minhas recordações de lá são fabulosas.

Por isso, mesmo que hoje estejamos morando em S.Paulo, acreditei que com as devidas diferenças de tempos, o colégio mantinha essa categoria que seu nome faz lembrar.

No entanto, o que tenho encontrado?

Indisciplinas na entrada e saída, corredores sempre lotados, crianças que ficam fora da sala de aula com seus celulares e joguinhos eletrônicos, crianças que se  abalroam enquanto correm, sem respeitar os menores,os coleguinhas e qualquer pessoa que por elas passem.

Antes a pauta do dia era o respeito, educação sempre, na dianteira de tudo...

Haviam rigores até exagerados,como por exemplo, não eram aceitos atrasos em hipótese alguma e alguns rigores quanto ao uniforme.por exemplo.Nada porém, que houvesse feito mal aos alunos.

Mas  o que vemos hoje?

Parece que tudo foi esquecido. O que era 80, virou 8 e tantas coisas boas no meio disso foram perdidas.Entre o QUENTE e o FRIO temos sempre considerar que existe o morno, o meio termo...

Não podemos abrir mão da educação de nossos pequenos,de lapidar nossas crianças, trabalhar o bom que elas trazem de casa para a escola... Temos que aproveitar tudo a favor delas.

Lembro aqui um pensamento de Maria Fontaine:

"Crianças difíceis, assim como roupas muito sujas podem se tornar uma beleza se receberem os devidos cuidados antes das manchas grudarem".

Assim, simplesmente virar as costas para crianças que praticam o bullyng, maltratam colegas, sob a alegação de não poder se envolver,isso me parece demais...

É como lavar as mãos perante a situação.

Por outro lado, com relação às faltas de um aluno doente que não pode comparecer ( até mesmo seria de agradecer, pois não contaminará os colegas com seus vírus) , são feitas tantas e tantas exigências ,tantos transtornos para os pequenos, com as normas para  recuperação de temas e matérias. Por que complicar tanto?

Acredito que o colégio deva se ser o lugar onde a prática da moderação possa ser exercida e deve ocorrer por parte de professores, pais e alunos.

Descomplicação, praticar a simplicidade observando a moderação.

Há muito a ser visto entre os extremos...Tanto a ser observado...

Assim, coloco-me à disposição para se necessário for, uma conversa  para tratarmos mais efetivamente do que aqui aventei...

Um abraço, atenciosamente,



Firmina de Paula Batista de Grilo


* Nomes fictícios, caso fictício, apenas para participação no projeto...

50 comentários:

  1. Anônimo11/5/11

    Fictcio? Muito real, nos dias de hoje é exatamente o que eu vejo por aí,percebo uma dificuldade muito grande em ensinar o significado do não,o porque de agir corretamente que acaba fazendo bem a quem o faz. Eu sinto um grande equívoco de valores tão faceis de serem absorvidos.

    ResponderExcluir
  2. Os valores éticos e morais hoje parece já não existirem.
    Muito atual seu post.
    Bjs. Edna,

    ResponderExcluir
  3. Oiee Chica!!
    "qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência"....se lembra desta frase nos finais de novela de antigamente??Bem, digo antigamente, pois deixei de ver novela há um tempão,rs... mas infelizmente hj isto faz parte da realidade estampada nos jornais e na televisão,não tem nd de semelhante....é fato....realidade pura e crua vivenciada por tds nós, tds os dias seja como espectadores ou não.Essa situação um dia se resolverá??é 8 ou 80!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Todos têm o direito de colaborar com a educação para melhorá-la e vc fez a sua parte Chica. Concordo com tudo!
    Beijos eboa noite!
    Carla

    ResponderExcluir
  5. E mais uma vez você arrasou nesse projeto, querida Chica. Você usou muito bem o tema 8 ou 80.
    ps.:obrigada pelas palavras de incentivo. Valeu!

    ResponderExcluir
  6. Oi Chica!!!Infelizmente,temos que reconhecer sem saudosismos piegas,que"no meu tempo era melhor".Já não há mais respeito pelos mestres,que são maltratados e ignorados muitas vezes...a disciplina é algo que não existe mais,os valores,a ética,a honestidade são palavrões,há muito tempo abandonados em nossas escolas.E,pela vida afora,só o que se vê é uma juventude sem limites,tanto em casa quanto nas ruas,fazendo o que tem vontade sem se importar com as consequências.Resta saber onde chegaremos e torcer prá que um dia esta situação
    se modifique.

    Bjssss.

    ResponderExcluir
  7. Interessante, mas com certeza os pais ganhariam muito se fossem mas participativos na escola (bem como realmente ensinassem o balor da educação a terceiros aos filhos em vez de dar presentes)...

    Fique com Deus, menina Chica.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  8. Chica você é maravilhosa!
    Que texto.
    Infelizmente dentro de algumas escolas há muito disso viu? Arruaças entre outras coisas.
    E quando não é “8 é 80”.


    Beijinho
    Nanda

    ResponderExcluir
  9. Realmente os colégios mudaram, e antigamente lembro que no meu segundo grau quem brigasse era expulso da instituição, no meu primeiro grau cheguei a tomar suspensão porque uma vez jogando na quadra de esportes eu e meus amigos tomamos o dia da recreação de outra série, éramos punidos quando errávamos, e hoje em dia a instituição diz que prefere não se envolver, quais cidadão será que vamos formar no futuro, como pai confesso que tenho muitas preocupações com certeza.

    ResponderExcluir
  10. Boa noite, querida amiga Chica.

    Gostaríamos que fosse fictício. A mudança foi de 80 para 8 mesmo. Deu a louca no ensino!!

    Lembro-me até das primeiras reformas. Cada uma, parecia ter o objetivo de detonar mesmo, com a educação.

    De uma coisa estamos certas:
    IMPOSSÍVEL PIORAR!!

    Um grande abraço.
    Durma com Deus.

    ResponderExcluir
  11. O pior é que é assim mesmo que as coisas estão. Faltam essa moderação esse discernimento e muito bom senso.
    Muito bom o texto.
    beijos

    ResponderExcluir
  12. Mudou muito de 80 à 8,infelizmente.Aqui pelo menos ainda decidimos em uma Escola Estadual o que podem fazer ou não.Pois moramos em uma cidade do interior, mas e quando progredir, vai vir muito mais alunos e quem sabe será assim.Mas ainda podemos reverter esta situação, unidos sempre podemos..
    Paz e bem

    ResponderExcluir
  13. O fundo azul está lindo, Chica...

    Sei o quanto é complicado ser educador nos dias de hoje, o tempo em que nada pode, tudo aos alunos é permitido para que os traumatizem, enfim... A missão de educar é árdua, bem mais que antigamente.

    Mas quem sabe um dia as coisas tomem um rumo bacana... Quem sabe?

    Beijo, Chica.

    ResponderExcluir
  14. Oi Chica
    O que não é fictício é o conteudo da carta que acontece a todo momento nas nossas escolas.
    Uma pena ! porque as crianças merecem sempre o melhor.
    deixo um grande abraço

    ResponderExcluir
  15. Anônimo12/5/11

    Verdade Chica precisa ter um meio termos nas escolas...Não preciso ser rigoroso como antigamente,mas não uma bagunça onde tudo pode.
    Muito boa a sua colocação..
    bjim tenha uma boa quinta feira.
    bjim
    titi

    ResponderExcluir
  16. Bom dia,Chica!!

    A história pode ser fictícia, mas vemos muito dela por ai...Infelizmente é a realidade na maioria das escolas!! E nem todos os pais são omissos!!E quem quer ajudar, participar mais é barrado!!Falta boa vontade e persistência para mudar!
    beijos pra ti!!
    **Não estava conseguindo acessar o meu painel do blogger!!Que sufoco! Nem comentar!
    Mas agora parece que está tudo normal...
    *Como está o Neno? Melhorando?
    O Ni está mais tranquilo...a prova valia 20, e ele tirou 20!Já fez duas e tirou 20 nas duas!

    ResponderExcluir
  17. Ah!

    Gostei do visual!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  18. Chica, concordo que as escolas e sucessivamente a educação não é mais a mesma, mas também considero que as crianças, os pais e as famílias sofreram mudanças. Com isso, a escola deve se preparar para atuar frente a essas transformações.
    O que tenho percebido, é que as instituições (família, escola, faculdade, igreja, entre outras) que deveriam nos impulsionar às mudanças, desejam apenas nos controlar; aprisionar. Legitimando cada vez mais essa relação de poder.
    Bjus no coração,
    K.

    ResponderExcluir
  19. LINDO TEXTO ATUALIDADE DE HOJE NA MAIORIA DAS ESCOLAS E NAS RECLAMAÇÕES DOS PAIS,CADA VEZ MAIS INCONFORMADOS,COM A TRISTE REALIDADE NA EDUCAÇÃO.
    UM ABRAÇO,MARLENE

    ResponderExcluir
  20. Mas um verdadeiro tratado de educação!Disse com todas as letras a situação caótica da educação em nosso país!Eu adorei e assino embaixo!Bjs,

    ResponderExcluir
  21. Oi amiga querida!
    Mais um texto daqueles, né!
    Diz tanto, alerta e ao mesmo me entristece, por ser tão real.
    Beijinhos e um lindo dia.
    Tomas um chimarrão?
    Eu adoro! Tomo todos os dias.
    Se tomas, sinta-se aqui ao meu lado, num dia tão nublado e friozinho tomando um "chima" e contanto uns "causos".
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  22. Fictício o texto, mas isso anda bem real por aí,prezada Chica. Beijos e parabéns

    ResponderExcluir
  23. Oi Chica querida, para mim nao é 8 nem 80, é 1000, o texto pode ser ficticio, mas a situaçao, infelizmente, é a mais dura realidade que vemos nos dias de hoje. Parabens amiga, muito bem escrito seu texto, so vai dar voce.
    Bjs
    Alice

    ResponderExcluir
  24. Chica, amada!
    Abordou de maneira fantástica tema atualíssimo...instituição, educadores e educandos.
    Beijuuss n.a.

    ResponderExcluir
  25. ficção ou não, o tema é atual, e incomoda muito.
    tenho netos em idade escolar, e percebo as mudanças no conteúdo, no comportamento.
    Tanto do aluno quanto do professor.
    Hoje, o que mais interessa é estar com a mensalidade em dia.
    o resto é resto (só que são crianças).
    parabéns Chica por abordar com tanta lucidez um assunto espinhoso.
    Obrigada pelas visitas sempre tão carinhosas.
    beijo, bom dia.

    ResponderExcluir
  26. Muito bom o post. É a pura realidade atual.Eu ainda estou dentro de uma escola pública, sei exatamente do que vc está falando.Chica ,esse pensamento da Maria Fontaine é fenomenal. copiei.


    Bjos Luzia

    ResponderExcluir
  27. Super atual, né Chica? Sem (re) mencionar todo o citado, ainda temos a nova prática de alguns estudantes, chamada de bullying...
    Há um retrocesso de valores enquanto outros, vem sido praticados com exaustao pelos jovens... A participacao dos pais (cada vez mais ausentes na educacao dos filhos), deve cooperar para esse neo comportamento. Bons tempos aqueles do (80) que nao voltam mais...
    Super beijo!!!

    ResponderExcluir
  28. Cada vez mais nos deparamos com situações dessas. Como professora não me espanto com o que relatou e reconheço-o em alguns alunos, mas sinto-me um pouco impotente. Claro que não o permito nas minhas aulas, mas lá fora não ´se consegue fazer muito. Por exemplo uma colega minha comunicou a um pai que o filho dizia muitas asneiras e o pai, do lado de lá do telefone, limitou-se a insultar o filho com um igual rol de asneiras. Perante esta situação quem merecia o castigo? Um bom texto que permite a reflexão! Parabéns!

    ResponderExcluir
  29. No meu blog também foram deletados todos os comentários que estava pra ser aprovado.Seu texto é muito bom, hoje os colégio não tem mais a responsabidade de antigamente, as pessoas perderam os valores.Obrigada por te deixado um carinho no meu blog. Adorei poder estar aqui te lendo. Vou seguindo seu blog. Bjs pra vc querida.

    ResponderExcluir
  30. MINHA AMIGA QUE COISA DESGRADAVEL,AINDA BEM QUE TUDO SE RESOLVEU,TUDO QUE SE FEZ HONTEM FICOU PERDIDO TODAS AS VISITAS AS POSTS,COMENTARIOS
    ALEM DO VAZIO QUE FICA PARECE QUE ESTOU NUA,,
    UM ÓTIMO FINAL DE SEMANA ,BJS OBRIGADA PELO
    CARINHO DAS VISITAS,BJS MARLENE

    ResponderExcluir
  31. No meu blog tbém aconteceu a mesma coisa.Tantas palavras jogadas ao vento!!!!Foi "horrorível
    ("mistura de horrível com terrível)

    bjssss,Leninha.

    ResponderExcluir
  32. Oba! estamos de volta! receba meu beijo depois dessa agonia toda rs

    ResponderExcluir
  33. Participação que reflete a realidade de hoje. Quem sabe, talvez a direção do colégio nem aceite a sugestão de D. Firmina. Rsrs. Ótima participação. Realmente, a educação no Brasil que era 80, passou a ser 08.

    Abraços,

    Furtado

    ResponderExcluir
  34. Oi,Chica!Poiis é ele é ficção,mas poderia muito bem ser real porue tá tudo um caos, aos professores perderam as rédias tem que fazer o que os pais mandam ou os filhos saem da escola o que gera prejuizo para escola...
    Beijosss

    ResponderExcluir
  35. Chica,deletaram meu comentário aqui!Eu adorei esse conto,porque vc trata de um assunto sério como o bullyng de forma crítica e construtiva!Um verdadeiro tratado de educação!Deveria ser educadora,Chica!Bjs,

    ResponderExcluir
  36. Oi Chica, esse teu post está bem parecido com o meu, pois aborda o universo da escola, mas infelizmente pelo lado negro da coisa. Vejo hoje em dia que a escola já não é mais a mesma, na visão da mulekada, a escola se tornou um point, um lugar de encontro onde se pode tudo, marcar encontro, desfilar a roupinha transada, tirar onda, e a educação virou algo secundário. Sinceramente, não vejo algo positivo nos anos vindouros, penso que a coisa vai ficar de mal a pior, sem querer ser pessimista.

    Um ótimo post, e bom fim de semana pra ti.

    ResponderExcluir
  37. O meu sumiu! lá no meu blog também sumiram!
    achei muito interessante essa sua abordagem do problema das escolas.
    Tenho netos em idade escolar e sinto as enormes diferenças de quando meus filhos estudavam.
    Tenho dificuldade para entender porque mudou tanto. E não foram as crianças que mudaram. Isso eu garanto.
    Descomplicação é mesmo a palavra...
    Beijos e parabéns pelo belo post.

    ResponderExcluir
  38. Felicidades amiga Chica por esta grán entrada
    Gracias por pasear por mi jardín,eres un cielo mi niña
    Que tengas un lindo fín de semana llena de bendiciones
    Besitos Victoria

    ResponderExcluir
  39. Oi Chica
    Não importa que na arrumação deixaram pra trás alguns comentários, inclusive o meu.
    Passo e deixo outro abrço carinhoso e obrigada pelo retorno sempre breve quando da minha impaciencia.rs
    abraços
    * bom ter voce como amiga.

    ResponderExcluir
  40. chica, espero que a diretora leve a sério as sábias palavras da dona firmina...

    beijos

    ResponderExcluir
  41. O nome é fictício, a história também, mas que mostra uma realidade mostra, se antes havia certos exageros havia também respeito mas hoje muitas vezes nem professores se dão ao respeito, ontem mesmo minha menina disse que o professor de aanalise de sistema escreveu na lousa: Meninos a Camilas é gos....... e falou vamos ver quem completa, ela se levantou e saiu, ele foi atrás e disse você é mal humorada não aceita brincadeira,ela teve que explicar a ele que se ele não a respeitasse os meninos iriam desrespeitá-la também, aí o velhão de uns 50 anos respondeu: é mesmo, não pensei nisso, desculpa,pode Chica, pode, beijos Luconi

    ResponderExcluir
  42. Oi Chica! Bagunça total, também fui vítima da manutenção do BLOGGER, perdi post e comentários.

    Abraços,

    Furtado.

    ResponderExcluir
  43. Anônimo14/5/11

    CHICA ENTROU NA MINHA ESCOLA E NÃO FOI ME VER??OXE...

    SABE MINHA ESCOLA NUNCA FOI EXEMPLO DESSAS QUE A GENTE JA ESTUDOU ANTES MAS ELA É UM CAOS..

    TEMOS GESTORES TOTALMENTE VOLTADOS A POLITICA DO

    PREFIRO UM BURRO QUE ME CARREGUE DO QUE UM QUE ME DERRUBE !!!

    ALUNOS NÃO PODEM SER CHAMADOS ATENÇÃO QUE O CONSELHO VAI LA NA ESCOLA ..MÃES PALPITANDO NAS DIRETRIZES DA ESCOLA MÃES QUE FALO SÃO AS CAÇADORES DE BOLSA FAMILIA SABE??AQUELAS QUE VÃO A ESCOLA TODO ANO UMA VEZ SÓ ..E NÃO É NO DIA DAS MÃES ..E NO DIA DE RECADASTRAR A BOLSA FAMILIA...O PIOR DE TUDO É QUE AQUI AGORA TEM UMA TAL ACELERAÇÃO E SABE COMO É?
    ALUNOS CHEGA NA 2 SÉRIE ANTIGA QUE A GENTE CHAMAVA GRUPO E HOJE AQUI É TERCEIRO ANO ELE CHEGA COM IDADE DE 7 ANOS ..POIS BEM TEM DIFICULDADES ENTÃO REPROVA UM ANO DOIS ANOS TRES ANOS QUATRO ..E CHEGA AOS ONZE ELE DEVERIA ESTAR ENTÃO NA SEXTA SÉRIE NÉ?MAS REPROVOU TUDO ISSO ..E NÃO TEM CONDIÇO~ES DE IR PARA A SEXTA..ACREDITE ELE VAI..O SISTEMA EDUCACIONAL JA NO SISTEMA JA MATRICULA ESSA POBRE CRIANÇA NA ESTA SERIE SEM TER CURSADO TODOS OS ANOS ANTERIORES SE ACREDITA?? NEM BEBI HOJE VIU??
    E VERDADE..FORA QUE EU GANHEI UNS LIVROS DE CALIGRAFIA DE UMA AMIGA AQUI ONDE MORO ..NÃO PUDE LEVAR NA ESCOLA AQUI É CONSTRANGE ALUNOS FAZER CALIGRAFIA ..ELES VÃO FICAR TRAUMATIZADOS.. SABE QUE É ISSO

    ESTÃO QUERENDO FABRICAR UMA GERAÇÃO CEGA..BURRA QUE VÃO ADORAR PELA VIDA TODA TER BOSLAS DE TUDO QUE É JEITO ..ISSO SIM ..OLHA QUE PAIS É ESSE???
    É A MER...CADORIA DO BRASIL..

    SEU TEXTO É REAL...REAL MESMO
    E ESSE BLOGER HEIM??

    APAGARM TODOS COMENTES MEUS TAMBEM ...MAS AS PESSOAS SABEM VIU??TODO MUNDO PASSOU POR ISSO

    BJS

    OTILIA

    ResponderExcluir
  44. Chica,

    Realmente o blogger deu um susto em nós. Também perdi uma postagem e alguns comentários. Inclusive o que você deixou para mim.

    Porém quem tem amigos nunca está sozinho. Vim aqui fortalecer uma corrente de incentivo, deixando este comentário.


    Gostei muito do seu texto!


    Bom final de semana!

    ResponderExcluir
  45. Bom dia, Chica. Atrasei hoje, mas não ligue não, é o trânsito complicado na blogosfera... rsrsrs.

    Minha amiga, esse tema é muito propício, mas acho que eu precisaria de uma crônica inteira para abordá-lo. O que se vê, é o abandono completo, seja por parte de autoridades competentes, profissionais da área ou sociedade. Um joga a culpa para o outro.

    Por vezes, temos os profissionais da educação que se omitem de fazer algo (algumas vezes estão de mãos atadas). Pais e responsáveis dos "agressores" fecham os olhos e acham que somente os filhos dos outros é que aprontam, e algumas vezes ainda incentivam os filhos a praticar atos não muito corretos, enquanto os pais das vítimas deixam de acompanhar os filhos, e se perdem em tudo o que está acontecendo.

    Justiça? Me nego a traçar comentários sobre esta senhora tão omissa.

    O que fazer? Simples. Uma leitura do passado e uma projeção do futuro. Unir os dois pontos e cortar as arestas. Será feito? Duvido muito, pois falta vergonha na cara daqueles que deveriam estar fazendo algo, mas que apenas se omitem. Viver na hipocrisia é muito mais tranquio.

    Chica, fiquei imaginando você, nesses dias sem blog... rsrsrs. Creio que de todos os blogueiros que conheço, a mais aflita deva ter sido você, minha querida amiga.

    Abraços, Chica. E um lindo fim de semana pra ti.

    Marcio

    ResponderExcluir
  46. Ficção e realidade nem sempre andam de costas voltadas...

    ResponderExcluir
  47. Bom dia,querida amiga Chica.

    Seria bom, se fosse ficção.
    Deu a louca no ensino...
    Todas as reformas que já fizeram, serviram para detonar com ele.

    Um dos resultados é a enxurrada de professores não qualificados que se vê por aí.

    Um grande abraço.

    (Eu já havia comentado, mas sumiu)

    ResponderExcluir
  48. Pra vc também Chica! muita paz neste fds ,aqui em Natal chuva muita e tempo frio,mas o que vale é alegria da gente
    beijão

    ResponderExcluir
  49. Bom dia,Chica!!

    Vou devolver meu comentário!!!rsrsr
    Infelizmente esta carta é bem próxima da realidade da maioria das escolas!!Espero ver tudo diferente um dia...
    Beijos pra ti com muito carinho!!!!
    Muito obrigada pelo apoio, gentileza e carinho!!!
    Que Deus lhe dê tudo em dobro!!
    **Um dia mais tranquilo!!!Senti uma falta imensa de visitar, comentar, receber as visitas!!!!

    ResponderExcluir
  50. Olá amiga.
    Demoro pra vir e depois fico lendo todos os textos que não tinha lido desde a ultima visita.
    Fico sempre com sentimentos diferentes em cada um. Risada, nó na garganta, pensativa sobre o que li...é tudo isso que me consegues transmitir Chica, e que eu adoro ler. Desculpa a minha falta e agradeço de coração as tuas visitas.
    Um grande e carinhoso abraço.
    alice

    ResponderExcluir

✿ Coisa boa te ver aqui!beijos,chica ✿