* Simplicidade



Levar a vida com simplicidade em todos os sentidos, é muito bom.


Pena que nem todos assim pensem.


Para se educar uma criança , temos que nos desdobrar em ensinar valores diferentes daqueles que elas convivem em suas escolas e em sua amizades.


Isso pode ser visto em tudo: nos convites para superproduções nos aniversários, onde, muitas vezes, pelo fato das crianças estarem todas empetecadas, a alegria e felicidade não foram convidadas...


Cadê aquela simples tortinha de bolachas, chocolate e leite condensado, enfeitadinho com salpiques coloridos? Foi substituído por tortas que agradem aos adultos...


Onde estão os brigadeirinhos, docinhos de côco, amendoim, que passávamos horas enrolando com o maior carinho? -Substituídos por lindos e ornamentados doces e o que existe sob a linda cobertura? Aqueles velhos e bons docinhos dos nossos...


Tudo servia para comemorar com alegria, uma alegria simples, o aniversário e as crianças adoravam , seus amiguinhos,idem, saindo de nossas casas suados, sujos e estropiados de brincar verdadeiramente.


Isso sem falar na exaltação ao consumismo...


São várias as oportunidades em que ficamos nos perguntando o motivo de tanto e tanto dinheiro que são gastos em superficialidades, que não levam à nada.


Isso está dentro dos colégios pois está nas famílias...

Mas... já que não vamos conseguir reformar o mundo surge o que devemos fazer: cuidar da nossa parte e tentar abrir os olhos, para que haja um crescer.... que leve a algum lugar, não seja apenas efêmero! Chica

34 comentários:

  1. Minha querida Chica,
    Quando meu filho era pequeno, fazia sempre o lanchinho tal como diz o seu texto. A pensar no que as crianças gostavam sem os prejudicar na saúde. Para os adultos, tinha sempre um prato quente e uma sopa quente. Meu filho faz anos em Janeiro neste mês aqui é inverno e está sempre frio.
    Sempre fui criticada por isso. Ao ponto de ter escritos de minha sogra...comparando com os anos do outro neto que era 15 dias depois...dizendo que eu tinha lanches de miséria...e mais, até fiquei lembrando tudo o que tinha ao longo desses anos.
    Meu sobrinho quando era esses anos de "ricos" incluia marisco, frutas especiais...e tudo o mais que um casamento abastado pode levar.
    Toda a vida fui maltratada (ainda hoje), pela minha maneira de ser assim, simples...sem ostentação.Por tudo isso eu sou um "nojo" dito e escrito por esta senhora.
    Agora tenho de assistir a esta senhora, debaixo de meu tecto, porque nosso coração assim manda...e ninguém a quer em sua casa.
    Esta senhora nem tem uma foto com o seu filho, meu marido ao colo. O colo era sempre só para a filha que até é mais velha que meu marido.
    Fiz o que pude durante anos para serem diferentes, sermos uma verdadeira família como estava habituada na minha família. Meu filho do lado da família do pai, não conseguiu ter esse privilégio, eles nunca deixaram.

    Adorei o seu texto e a sua sensibilidade.
    Desculpe o desabafo...mas às vezes é muito difícil engolirmos tudo e tanto, durante tantos anos, e calar, calar e aguentar.
    Bjs.sinceros
    Mer

    ResponderExcluir
  2. Chica, penso como voce!
    Apesar de levar vida de medio conforto, procuro ensinar minha filha a enxergar a beleza das coisas mais simples.

    Graças a Deus tive uma infancia como voce bem descreve, e espero que ela se lembre com saudade da sua, assim como eu!

    Beijo!

    =)

    ResponderExcluir
  3. Nunca gostei de super produções... Não me encaixo de jeito nenhum. Ótimo texto! Adoro...
    Bjo e abençoada sejas!

    ResponderExcluir
  4. Chica querida, teria de escrever um livro pra vc....rs
    Olha, posso te garantir: dinheiro não é felicidade e nem paz. O dinheiro não pode garantir a segurança no caminho de nossos filhos e nem de quem amamos. Apenas nossa força interior e nossa batalha de cada dia é capaz de nos trazer a tal felicidade!
    Simplicidade é ser feliz e aprender a dar valor a tudo que a vida nos oferece a cada minuto.

    beijo enorme

    ResponderExcluir
  5. obrigada pelo comentario, sim aqui o ambiente esta terrivel,( politico ) gostei mto destas tuas palavras e penso como voce
    um grde beijo

    ResponderExcluir
  6. Tem toda razão, agente se envovia durante dias com os preparativos e a criançada acompanhava aprendendo a esperar e a controlar aansiedade.
    beijos

    ResponderExcluir
  7. As crianças conseguem encontrar a alegria em qualquer detalhe. É uma pena que quando nós crescemos, acabamos perdendo um pouco desse "dom".

    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Você tinha tocado num ponto que não tinha reparado, que paramos de envolver com as atividades da nossa própria familia e por conta, perdendo oportunidade para demonstrar o amor para cada um dos membros que a compoeem...

    Fique com Deus, menina Chica.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  9. Muito oportuno teu texto.
    Concordo contigo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Já tive oportunidades de ir a festinhas de aniversário de crianças e, realmente, eram muito diferentes. Os pais do aniversariante visavam exclusivamente agradá-lo e aos seus coleguinhas. Hoje, os pais fazem a festa visando superar a grandeza da festa que seus colegas fizeram para comemorar o aniversário do filhinho.

    Belo texto amiga. Muito verdadeiro.

    Beijos,

    Furtado.

    ResponderExcluir
  11. Chica querida! que lindo esta o blog, cheio da sua doçura e sabedoria!!
    Amei as duas postagens que li, um encanto o historia dos ouricinhos!
    Estou com voce sobre a importancia de resgatar o essencial!
    beijos e otima semana!

    ResponderExcluir
  12. Mas bah, Chica.
    Você realmente tem toda a razão, um simples aniversário de criança é transformado em super produção e a simplicidade vai pras cucuias!E não é fácil educar nesse ambiente, esse ano a Gigi fêz oito aninhos, bem antes ofereci um cordeiro pra fazer um churrasco aqui na chácara, pensa que ela quis, nem pensar, tinha que ser ño locar de eventos, como os coleguinhas de aula, e foi...

    ResponderExcluir
  13. Chica,
    Eu também tenho saudades daquelas festinhas infantis de uns tempos atrás. Para os meus filhos eu fazia o bolo, os docinhos, os sanduichinhos. E as crianças brincavam umas com as outras (diferente de hoje, que ficam se divertindo sozinhas nos brinquedos dos bufês).
    Já escrevi sobre isso no meu blog, em duas ocasiões.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  14. Chica, eu tenho muita vontade de ter uma menina e um menino, mas imagino o quanto difícil seria educá-los nesse mundo de aparência em que vivemos. Meu consolo e minha arma vai ser a educação que tive. Vou me basear nos meus pais.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Chica, linda!
    Se começamos por nós mesmos já vai aí meio caminho andado!
    Lindo post! Simples, como deve ser e cheio de verdades!
    Amei!
    Beijos, flores e muitos sorrisos!

    ResponderExcluir
  16. Oi,querida CHica
    Simplicidade é uma palavrinha bonita! tudo muito rebuscado fica feio aos olhos de quem vê.
    É isso, festas infantis tem que ser infantis e se isso for cumprido ficará simples, porque as crianças são simples ,livres e puras.
    Que toda mamãe pense assim.
    Gosto de voce me visitando ,também gosto de vir aqui.Seu cotidiano é simples como o meu.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  17. Chica eu tinha certeza, q li aqui uma receita de salada de frutas e vim buscar para fazer na noite de Natal.
    Aí,meu Deus, e agora???
    beijos

    ResponderExcluir
  18. Chica,

    Belo texto. E concordo que as coisas simples são e serão sempre melhores. Temos que nos preocupar com outras coisas mais importantes.

    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Chica, é isso mesmo as coisas simples importantes. Comer um brigadeiro feito pelo mãe, lembro que ficava esperando a rapa da panela com uma alegria, pão de queijo nos domingos a tarde, aqueles que minha mãe fazia eram os mais gostosos do mundo.

    Beijos e uma linda noite

    ResponderExcluir
  20. Chica achei a receita, é no blog sa Sonia Silvino, eu sabia q era de alguém daqui do RS.
    a receita é bem fácil..já salvei...
    beijo

    ResponderExcluir
  21. Boa noite , Chica!

    Parabéns pelo número de seguidores!!

    Tenho certeza que continuará ganhando seguidores fiéis pois escreve muito bem. Desde que te descobri, adoro ler tuas crônicas.
    Concordo contigo Chica, o simples é mais gostoso, fiz poucas festas, quando filhos pequenos eu trabalhava o dia todo e tinha pouca disposição para festas, mas as que fiz, meus filhos foram meus ajudantes....rs, adoravam fazer as bolinhas de brigadeiros.

    Beijos
    Sua fã
    Adriana

    ResponderExcluir
  22. Natal...
    É o mês de confraternização Agradecimento pela vida
    Bênçãos ao filho de DEUS
    União, amor, reflexão!

    Que o bom velhinho traga um saco cheinho de paz,
    harmonia, fraternidade
    Que o gesto de ternura se estenda de várias mãos
    Que ao som dos sinos
    O amor exploda em toda direção!

    FELIZ NATAL!
    UM ANO NOVO DE FÉ E SUCESSO!
    um abraço!

    ResponderExcluir
  23. Chica, ser mae e educar nao é mole nao. Aqui em casa as criancas crescem com os pés bem no chao. Quando querem algo caro, mostro o valor e digo que nós nao temos dinheiro para tal coisa mesmo que a coleguinha comprou. Digo a eles o seguinte: que bom que ele pode comprar, assim quando vcs estiverem juntos vcs poderao brincar com o brinquedo e aporveitar bem, pois o brinquedo é caro. O Daniel já junta a mesada dele de 10 euros por mês para comprar o que ele deseja e a Vivi já está aprendendo tb embora nao receba mesada, só ano que vem quando ela for para a escola. Eles aprendem o que nós ensinamos. Se ensinamos mal, colhemos o que nao é bom...

    Chica, vim também te abracar e te desejar um ano novo repleto de realizacoes. E que bom que nos encontramos mais vezes este ano.

    Um grande abraco

    ResponderExcluir
  24. Oi Chica,

    Penso como você. Com a simplicidade o valor da vida aparece...

    Beijos,
    Ana Lúcia.

    ResponderExcluir
  25. Saudades mesmo. As festinhas das meninas em casa eram assim, simples. Brincavam na viela de pés no chão e criavam tantas brincadeiras! Eu na máquina a faze roupinhas de barbie e ensinava fazerem armários de caixa de sapato e cabidinhos com vime...Nossa! Tudo simples demais e creceram felizes, responsáveis e são hoje belas mulheres que só me dão orgulho. Agora o Davi, tomara que creça feliz! bjão e obrigada por sua sempre tão agradável visita amiga

    ResponderExcluir
  26. Vim para agradecer as tuas agradáveis visitas.
    li tb a matéria no ZH, pois é há maneira de sermos felizes, basta querer.
    bjs

    ResponderExcluir
  27. Gente, desculpem, o outro blog ainda não está pronto para começar as postagens; Mas eu postei mais informações no antigo, dêem uma olhada...

    http://designarteiro.blogspot.com/2009/12/projeto-tijolos-com-garrafas-pet.html

    beijos

    ResponderExcluir
  28. Chica,que belezura de texto!Nas coisas mais simples está realmente o nosso coração!Minha filha na escola quando pequena sempre fazia aqueles presentinhos em datas especiais e eram o melhor presente!Quando professora,sempre ganhava cartõezinhos de fim de ano dos alunos e lia e relia...até hoje são meus grandes tesouros!Muito lindo seu texto!Dá pra conversar um mes!...rsss...Bjs,

    ResponderExcluir
  29. Dizem que amizade é como as flores,
    ...se vc não rega elas morrem...
    ……...................................@@@@
    ...…............o00o.............@@()@@
    ......vVVv..00()00........._...@@@@
    .....(___).`0000´..._.(_)_......L.........wWWw
    .....~Y~........|.......(_)@(_).....|.........(_____)
    .......\|..........\|/....../.(_).......\|/...........~Y~
    .....\\|///......\\|//..\|/...........\\|//..........\\|//
    ... Tô passando pra regar as minhas!!!
    Tudo passa...
    Beijos boa noite

    ResponderExcluir
  30. Chica! Parabéns pelos 100 seguidores em apenas 6 meses. Eu sou a nº 101: ehhhhhhhh!!!!!
    Estou te seguindo, amiga!
    Outra coisa: tu estás no THE BEST BLOGS!
    http://soniasilvinothebestblogs.blogspot.com
    Passe lá e descubra o que é!!!
    Bjkas!!!!

    ResponderExcluir
  31. Natal...

    É o mês de confraternização Agradecimento pela vida
    Bênçãos ao filho de DEUS
    União, amor, reflexão!

    Que o bom velhinho traga um saco cheinho de paz,
    harmonia, fraternidade
    Que o gesto de ternura se estenda de várias mãos
    Que ao som dos sinos
    O amor exploda em toda direção!

    FELIZ NATAL!
    UM ANO NOVO DE FÉ E SUCESSO!

    Adorei as joaninhas.

    Fim de semana de luz Chica.

    beijooo.

    ResponderExcluir
  32. Muda-se os tempos... mudam-se as vontades, tradições e valores sócio-intelectuais. Caminhamos a passos largos para uma "anemia" de sentimentos e de objectivos que incentivem no mínimo, a felicidade das novas gerações que irão num futuro próximo, povoar este cada vez mais, cinzento mundo.
    Parabéns pelo magnifico e elucidativo texto das "infelizes tendências" do mundo actual.

    Desejo-lhe a si minha querida amiga Chica, um lindo e (se possível)um tradicional natal todo ele envolto de muita saúde e felicidade.

    Mil poéticos beijinhos e como sempre não posso deixar de agradecer-lhe todo o seu carinho demonstrado nos seus habituais e sempre bem-vindos comentários.

    A.Soares (apollo_onze)

    ResponderExcluir
  33. A Melhor mensagem de Natal é aquela que sai em silêncio de nossos corações e aquece com ternura os corações daqueles que nos acompanham em nossa caminhada pela vida. Obrigado por acompanhar minha caminhada.
    Feliz Natal.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  34. Chica,

    Vim retribuir e agradecer a visita e em meio aos seus muito blogues escolhi o coisinhas da chica, por acreditar ser o mais adequado para lhe desejar Boas Festas e um 2.010 repleto de realizações, fique com Deus, bjs

    ResponderExcluir

✿ Coisa boa te ver aqui!beijos,chica ✿

Olhem o que temos por no chica escreve!

Olhem o que temos por no chica escreve!
Basta clicar!

Vejam no Chica brinca de poesia!!!

Vejam no Chica brinca de poesia!!!
Basta clicar!